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O que são Tarifas Flutuantes?

Também conhecido como Revenue Management, a aplicação de tarifas flutuantes é uma técnica que começou a ser utilizada inicialmente por companhias aéreas e que hoje se usa também na hotelaria, visando acompanhar, prever e reagir às tendências de procura. Seu principal objetivo é preservar-se no mercado, mantendo-se lucrativo, com diluição de riscos e aumento de rentabilidade.

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Quando as técnicas de Revenue são compreendidas e utilizadas da maneira correta, se tornam uma arma poderosa na mão do hoteleiro, que pode se destacar no mercado por sempre oferecer a melhor tarifa em relação aos concorrentes.

A aplicação de tarifas flutuantes não é apenas a alteração de valores de acordo com a taxa de ocupação, mas sim uma análise do histórico do hotel e rastreamento de fontes de dados.

Dentro dessa estratégia de vendas os resultados são vistos à longo prazo, e a realidade do hotel muda, porque podem trabalhar com descontos e promoções na época de baixa ocupação e subir as tarifas quando tem uma grande procura, o que gera consequentemente aumento de receita.

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Isso acontece porque existe uma previsão dos períodos de alta e baixa procura (devido ao estudo do histórico de anos anteriores) , pode-se transformar períodos de baixa procura em alta, atraindo potenciais clientes para comprar no seu hotel ; e cobrando preços mais altos para late-bookings – que são clientes que compram de “última hora” e que são poucos sensíveis à preço.

As aplicações de Revenue são a forma mais inteligente de gerenciar ofertas e demanda do mercado hoteleiro. Se resume em vender o produto certo, para o cliente certo, na hora certa e com o preço certo!

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Os profissionais da hotelaria devem tomar decisões de flutuação de tarifas baseados em conhecimento e não em suposições ou boatos que ouviram sobre a ocupação da cidade ou eventos.

As informações coletadas no processo de Renevue devem ser bem interpretadas e aplicadas, para que realmente ajudem na tomada de decisões e diluam os riscos.

 

Recapitulando o que você aprendeu:

1- Flutuação de Tarifas (ou Revenue Management) é uma técnica que visa compreender, reagir e anteceder às tendências de procura no mercado da hotelaria baseado em um histórico dos períodos anteriores no hotel.

2- A aplicação correta de Revenue tem como objetivo diluir o risco, aumentando a rentabilidade do hotel e a taxa de ocupação.

3- Clientes que compram de última hora (late-bookings) são poucos sensíveis à preços, o que possibilita que o hoteleiro suba as tarifas em períodos de maior procura. 

Nos próximos artigos vamos falar mais sobre Revenue e aprender como você pode praticar essas técnicas no seu hotel e potencializar suas vendas diretas!
Até o próximo artigo!
2 comentários
  1. helenaldittmar@hotmail.com'

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