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Rotas de Fuga – Como evitar distrações no site do seu hotel

Muitas agências estão tão maravilhadas com as redes sociais e o quanto podem faturar com elas, que esquecem a principal função do site oficial do hotel: vender online. 

Por muitas vezes, gerentes e hoteleiros também se empolgam com a influência das redes sociais na internet que acabam atuando com  estratégias erradas e colocando em risco o potencial de vendas diretas do hotel.

Se você quer ter mais vendas diretas pelo site do hotel, deve se preocupar em tirar do caminho dos seus clientes o que conhecemos como “rotas de fuga”, que são links que levam os visitantes para outras páginas, como o Facebook do hotel, Twitter, mapas, entre outros.

Você, como hoteleiro, deve se perguntar :”- O que eu quero que as pessoas façam quando acessarem o site do meu hotel?”.

Eu preparei 5 passos que você deve dar para eliminar as rotas de fuga e fazer com que o site do seu hotel se torne seu melhor canal de vendas.

1. Elimine as distrações

Link’s que levam para outros sites são como dar um tiro no seu próprio pé. Você tem todo um trabalho (e custo) para fazer com as pessoas conheçam e acessem o site do seu hotel, e quando elas estão na sua página, rapidamente são convidadas para ver outra, e mais outra, e mais outra. De repente, elas não se lembrarão mais porque acessaram o site do seu hotel. (Isso se elas já não estiverem no site do seu concorrente!)

Nos últimos tempos, as redes sociais ganharam um grande destaque para divulgação de produtos e serviços. Contudo, estudos mostram uma porcentagem muito baixa de compradores que vem de ações realizadas para esses sites. Isso se deve ao fato de que redes sociais são site de entretenimento, um lugar para se relacionar e engajar as pessoas. Logo,quem está lá não está em “modo compra” como alguém que busca no Google “hotéis em Cuiabá”.

Uma boa sacada para atingir as pessoas certas é trabalhar com o e-mail marketing, que constrói um relacionamento com pessoas verdadeiramente interessadas no seu hotel, que já se hospedaram ou que se mostraram potenciais clientes.

2. Defina suas prioridades

Provavelmente você contratou uma agência especializada para desenvolver o site do seu hotel, e não há nenhum problema nisso. Depois de realinhar sua estratégia de vendas online, identificando rotas de fuga na página inicial do site do seu hotel, entre em contato com os responsáveis e converse sobre a remoção desses link’s.

Não se preocupe se houver algum tipo de resistência da partes das agências, eles apostam alto em redes sociais para todos os segmentos de negócios. Entretanto, é importante que fique claro que na hotelaria a estratégia mais eficaz para vender online é aproveitar ao máximo o potencial comprador de casa visitante do site, e que isso gere mais conversões pelo seu canal oficial.

 Isso só acontece efetivamente quando o visitante tem um caminho fácil e rápido para efetuar uma reserva. Se sua prioridade como hoteleiro é aumentar a receita no final do mês, reveja suas prioridades e trabalha para alcançar seus objetivos.

3. Buscadores

Se o site do seu hotel possui um motor de reservas instantâneas, todo o design deve ser projetado para que a pessoa navegue no site e possa, a qualquer momento, efetuar uma reserva.

O ideal é que seu site tenha sempre um buscador em cada página. Isso facilita a vida do cliente, que não precisa ficar voltando para o início do site e nem procurando onde viu o buscador.

4. Contato com o hotel

As informações de contato com o hotel no topo da página também são uma distração na hora de vender. O caminho ideal para os visitantes do site do seu hotel é: entrar, verificar disponibilidade de quartos, comprar a reserva e receber uma confirmação por e-mail.

Quando você dá a opção de telefonar para o hotel ou mandar o e-mail, esse caminho é alongado, quando poderia ser muito mais simples e objetivo. Sem falar que a pessoa pode entrar em contato com o hotel em um horário onde não há ninguém para responder o e-mail, o que fará com que essa pessoa fique esperando e continue procurando outros hotéis enquanto você não responde.

O ideal é que as informações de contato com o hotel sejam colocadas no rodapé de todas as páginas.

5. Menos é mais

O que você realmente precisa é que o visitante do site do seu hotel fique focado no processo de reservas e que nada interrompa sua compra.

Muitas vezes os hoteleiros cometem erros na construção do site por ter muitas informações na primeira dobra da página, e acabam pecando pelo excesso.

Lembre-se: na hotelaria, é mais importante ter um site funcional do que um site “bonito”, com muitas imagens e informações para todos os lados.

Recapitulando o que você aprendeu:

– Não incentive seus visitantes a sair do seu site colocando link’s que os levam para outras páginas

– Deixe claro para os desenvolvedores do seu site que sua estratégia de vendas é converter mais pelo site do hotel

– Coloque buscadores de disponibilidade de quartos em todas as páginas do site, isso facilita a compra.

– Seu site deve priorizar o atendimento instantâneo. Evite deixar no topo da primeira página informações de contato por telefone ou e-mail.

– O caminho de compra dos seus clientes deve ser rápido, não complique-o com informações desnecessárias.

PS: Redes sociais são importantes para sua estratégia de divulgação e feedback dos clientes. Uma dica que eu dou é divulgar esses link’s no rodapé das páginas do site, junto com as informações de contato e endereço do hotel. 

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