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Encontrabilidade: este conceito é essencial para o aumento das vendas diretas

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas o site de seu hotel gera vendas (reservas) em vários canais. Na maioria das vezes, quando o telefone toca, foi através do site que o cliente conseguiu o telefone. Quando chega um email, na imensa maioria das vezes, foi através do site do hotel que o cliente conseguiu o contato.

Além disso, existe muita gente que chega direto na recepção (walk in), simplesmente porque encontrou o site, pegou o endereço e jogou no GPS. E ainda existem as reservas que são feitas no próprio site com do formulário de contato pelo motor de reservas.

O fato é que um bom site gera encontrabilidade para seu hotel. Essa encontrabilidade é reforçada pelos parceiros (operadoras, portais, etc), mas o grosso das vendas diretas pode tranquilamente ser gerado pelo próprio site do hotel.

De maneira geral, aumentar encontrabilidade se baseia em se fazer cada vez mais presente na rede mundial de computadores. Afinal, quanto mais o seu público-alvo interagir com seu site melhor colocado no Google você estará!

Se você é hoteleiro, necessita contar com um site que possa ser achado facilmente pelos seus clientes. Afinal, ele pode ser seu melhor vendedor, aquele que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas, principalmente, porque é o canal mais barato para se vender. Além disso, ele será responsável pela conquista constante de novos clientes. E isso é uma fator importantíssimo. Porém, não pense que a tarefa é apenas esta, não!

Para que os viajantes possam encontrar a representação online do seu hotel, seu site necessita ter um posicionamento de destaque nos resultados de busca, e isto não é algo tão simples. Afinal, os seus concorrentes também contam com sites e conteúdos similares ao seu.

Para que o seu hotel esteja entre as primeiras posições nos tópicos de busca da rede mundial de computadores, o seu site precisa ser estruturado apropriadamente, com material interessante e único, fazer a utilização do maior número de palavras-chave relevantes e executar um planejamento moderno, de maneira que ele possa ser acessado facilmente.

Só pra você ter uma idéia, uma das métricas que utilizamos para medir a encontrabilidade de um site de hotel é a quantidade de palavras chaves que disparam esse site no Google. É comum encontrarmos sites que aparecem no Google para no máximo 300 palavras-chave. Porém, alguns de nossos clientes aparecem para 1500 palavras chaves. Percebe a diferença? Isso faz com que o tráfego do site pule da casa das centenas, para a casa dos milhares, e isso aumenta absurdamente a encontrabilidade e consequentemente vendas diretas.

Já os sites com pouco conteúdo, focados em imagens, reduzem drasticamente as palavras chaves e podem aparecer para menos de 100 palavras. E, tristemente, trata-se da maioria dos hoteleiros do país. Focam na estética do site, que é algo muito pessoal, e esquecem da parte técnica. Da parte importante. Da parte que é capaz de aumentar as vendas diretas do hotel.

Entenda a relevância do conceito de encontrabilidade

A elaboração de uma página na rede é uma ação extremamente importante para qualquer negócio, independente do seu nicho de atuação. Contudo, esta fase de planejamento se torna imprescindível no ramo de hotelaria e turismo, visto que o cliente normalmente reside em outras cidades ou regiões.

Por isso, é fundamental que a sua página seja atualizada com alguma freqüência (uma vez por mês, por exemplo), adicionando novidades, como eventos em sua cidade, ou novidades em seu hotel, e estratégias de marketing associadas aos seus clientes, uma vez que se trata da melhor maneira de trazer os consumidores até você.

Por isso, você pode contar com divulgação de seus conteúdo nos vídeos, artigos, newsletters, email marketing, promoções, descontos nas redes sociais e um sistema que consiga converter as vendas de pacotes hoteleiros por conta própria.

Mais do que ser uma excelente forma de propaganda virtual, o fator de encontrabilidade não só funciona verdadeiramente para a fidelização dos clientes, como também proporciona que estes consumidores ajudem a propagar as suas vantagens, voltando a visitá-lo outras vezes, em função dos materiais desenvolvidos diretamente para atender as suas vontades.

Características de encontrabilidade para site de seu hotel

1 – Uma plataforma atraente

Você, gerente de hotel, sempre zela pelo estado de seu empreendimento, certo? O estabelecimento precisa estar devidamente limpo, bem decorado e pronto para receber perfeitamente bem os seus hóspedes.

Por isso, mais do que ser uma marca importante no local onde se encontra, um negócio carece ser bem ordenado, possuir uma apresentação impecável, agradável, alinhada e com a mobília conservada.

Sendo assim, a propaganda do seu estabelecimento é fundamental, e a campanha de marketing também é, como forma de anúncio de itens de promoção para conceder mais visibilidade ao seu hotel e chamar mais clientes.

Com o site de seu empreendimento é a mesma coisa! E o marketing digital é um aliado espetacular para otimizar os investimentos e fazer com que a sua margem de lucro cresça significativamente a médio prazo através das vendas diretas. Imagine, por exemplo, quanto representaria um aumento de 20% mensal, das vendas diretas, no período de um ano.

E em dois anos? São milhares de reais economizados em comissões que poderão ser utilizados para distribuição de dividendos aos sócios ou simplesmente na implementação de reformas, melhorias ou novos serviços.

Qualquer hoteleiro que não se preocupe com o site do hotel pode estar dando as costas para incríveis chances de negócios. Com técnicas de marketing eficientes, o seu estabelecimento pode integrar os tópicos de pesquisa de pessoas que estão atrás de locais para se hospedar nas próximas férias, no feriadão ou para ficar durante uma viagem a trabalho.

2 – Acesso simples e rápido

O aumento nas vendas de smartphones e tablets gera uma mobilidade sensacional a uma quantidade cada vez maior de brasileiros. O acesso democrático à rede mundial de computadores auxilia a chamar a atenção do seu público, e essa tecnologia revela mais detalhes sobre o perfil e as necessidades do seu mercado-alvo.

As tendências virtuais favorecem os hotéis também para o anúncio de promoções e/ou serviços e o cálculo de suas métricas, o que ajuda na implementação de novas atividades de marketing, dando origem a um ciclo virtuoso, que eleva as vendas e fideliza os seus clientes de uma vez por todas.

Logo, é imprescindível que você garanta que o site de seu hotel seja facilmente acessado, tenha boa navegação e principalmente, permita reservas online através de smartphones e tablets de forma simples e rápida. Caso a seu site ainda não esteja adaptado para smartphones e tablets, em breve você poderá perder posicionamento no Google, e isso você sabe o que significa. Menos vendas.

3 – Obter a desejada credibilidade

Na internet, se um estabelecimento, mesmo pequeno, contar com um site tecnicamente bem projetado, com visual gráfico moderno, usabilidade simples e, principalmente, descrições das instalações, serviços, e localização bem informativas através do uso planejado e correto das palavras chaves, e explorar adequadamente os conceitos de encontrabilidade, com certeza estará consolidado entre o seu público em poucos meses.

Quando o site do seu hotel não é claro e torna complicada a busca do usuário por pacotes de hospedagens, a desejada credibilidade é totalmente perdida. Isso acontece porque a conduta dos usuários é bem definida: se eles não acham o que desejam em uma plataforma, imediatamente vão em busca de outro espaço online.

Quando o hoteleiro dificulta a encontrabilidade do site de seu hotel, por ação ou por omissão, ele está literalmente empurrando antigos e potenciais novos clientes para as grandes OTAS como Booking e Decolar, e lá , seu hotel é apenas mais um. Se você quiser entender como algumas parcerias com as OTAs podem ser extremamente nocivas para seu hotel, leia este artigo.

Sendo assim, invista tempo no planejamento do site de seu hotel no mínimo a cada dois anos. Utilize algumas horas do mês para atualizá-lo, pelo menos, com os eventos de sua cidade. Fique de olho nas métricas que ele gera. Observe se o tráfego está crescendo ou diminuindo. Trate-o como ele realmente é: seu melhor e mais barato vendedor.

4 – Otimização de palavras-chaves para seu empreendimento

Vale salientar que a técnica de encontrabilidade deve ser executada com táticas de marketing de otimização de buscadores freqüentes. O ideal é compreender que essas atividades não ocorrem de uma hora para a outra. Após uma boa atualização, o resultados podem demorar até 90 dias para serem sentidos. Ou seja, o quanto antes você investir na otimização do site do hotel melhor. Lembre-se, o aumento nas vendas diretas pode persistir por anos.

Você já sabe que número de palavras-chave importantes pode chegar a casa dos milhares e não deve suspender os seus esforços quando obtiver o primeiro lugar para alguma delas. As pessoas pesquisam de milhares de formas diferentes. Além disto, este precisa ser um trabalho desenvolvido e apoiado por todos da sua equipe, não somente por uma agência contratada e, às vezes, alheia à realidade de seu hotel.

Por isso, avaliar as palavras mais procuradas e quais destes termos se ajustam ao seu site e o seu estabelecimento é algo básico. Esta análise tende a atrair cliques para o seu site e, consequentemente, tráfego. No entanto, o verdadeiro intuito da encontrabilidade é obter tráfego de qualidade, conduzindo pessoas dispostas a contar com os seus serviços. Existem ferramentas capazes de dizer exatamente quantas palavras-chave estão exibindo o site de seu hotel nos buscadores.

No decorrer da implementação do projeto virtual, é essencial compreender que é melhor contar com 100 mil visitas com 5 mil conversões do que ultrapassar o milhão de acessos com poucas conversões. Isso significa que o seu site é famoso, mas não faz qualquer diferença na sua lucratividade. E ninguém anseia isto!

Obviamente que quanto maior a quantidade de visitantes que passarem pelo seu site maiores também são as probabilidades de aumento na conversão. Contudo, a probabilidade não significa certeza alguma.

Não adianta chamar para o site do seu hotel uma pessoa que está atrás de dados para comprar uma casa na sua região. O usuário pode querer se fixar na sua localidade, mas a intenção real é de se fixar em uma propriedade dela. Então, a ideia é atrair quem está a fim de passar um tempo nas dependências de um hotel ou pousada bem aconchegante.

5 – Trabalhar com links patrocinados

O pensamento de utilizar os links patrocinados também é uma iniciativa interessante e viável para aplicar os conceitos de encontrabilidade ao seu site. Estar presente de alguma maneira em portais regionais relevantes (como sites de aeroportos, por exemplo), elaborar projetos com banners em veículos de comunicação locais, sites voltados ao turismo ou plataformas que se relacionam com o material que o seu estabelecimento necessita.

Além disso, você não deve se esquecer de desenvolver campanhas para as redes sociais, como, por exemplos, estimular que blogs relevantes na sua comunidade ajudem a divulgar os seus serviços de uma maneira espontânea. Existe alguma festa tradicional na sua região? Procure associar o seu hotel e/ou pousada com essa comemoração de forma orgânica.

O conceito de encontrabilidade precisa ser aprimorado diariamente!

E quando se vislumbra que 95% dos usuários da rede no território nacional usam o Google diariamente como principal fonte de pesquisa e como primeira ação para organizar a contratação de um serviço, esta tendência é, de fato, um aliado sem precedentes para o sucesso online do seu estabelecimento.

Na internet, quando se planeja trabalhar com as palavras-chave, o rankeamento nos canais de buscas e usabilidade para a sua plataforma, você conta com muito mais concorrentes do que sequer imagina, por isso, o aprimoramento deste trabalho deve ser executado no seu dia a dia!

Solicite uma análise personalizada do site de seu hotel, sem nenhum compromisso. Podemos ajudá-lo a identificar melhorias, a maioria de baixo custo, que serão capazes de transformar o site de seu hotel no seu melhor vendedor. Transformá-lo no centro de sua estratégia digital gerando muito mais vendas diretas.

Você ficou com a alguma dúvida a respeito deste tema ou quer simplesmente orçar um site novo? Envie um email para contato@falaturista.com.br ou ligue para (41) 3077 6585 agora mesmo.

2 comentários
  1. lucasciawebsites@gmail.com'

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