Motor de Reservas
Início Clientes Marketing Digital Contato Blog

+55 41 3077 6585 | contato@falaturista.com.br

De segunda a sexta das 09h às 18h

Venda 8x mais com o site do
seu hotel

Com nosso Motor de Reservas você atinge resultados
incríveis em suas vendas diretas

Motor de Reservas

Descubra conceito de mobile first e evite o sumiço do seu site da internet!

Atualmente, você, hoteleiro, não pode se dar ao luxo de contar apenas com um site rápido, elegante e com boa usabilidade para atrair mais hóspedes. Caso a sua plataforma não esteja adaptada para o acesso mobile, em breve você poderá perder posicionamento no Google, e isso óbviamente afetará a encontrabilidade de seu hotel. Óbviamente, você sabe o que isso significa: Menos vendas.

Essa tendência se deve ao conceito mobile first, ou seja, o acesso de dispositivo móvel em primeiro lugar. Isso significa que todo site ou projeto virtual deve ser feito priorizando o acesso por celulares, tablets, ipads e somente depois para computadores desktops.

O tema está tão em alta que até o Google comunicou que está trabalhando no desenvolvimento de novo sistema para os resultados de buscas, com exclusividade para as pesquisas realizadas em aparelhos móveis.

A prática do mobile first exige que os donos de hotéis pensem em quais elementos são essenciais na construção do seu site para o cliente e quais podem ser deixados em segundo plano. O objetivo é criar sites muito mais bonitos, funcionais e limpos para deixar os usuários a vontade e, ampliar os seus negócios.  

No entanto, fique atento, site limpo não significa site pobre em conteúdo. Textos construídos usando-se as principais palavras chaves para seu hotel continuam sendo cruciais para aumentar a encontrabilidade do hotel.

Características dos sites com Mobile First

O conceito de Mobile First ganhou mais destaque em todo o planeta em função de ser a melhor forma para aplicar o design responsivo, que encontra alternativas para se adequar a todos os formatos e tamanhos de telas.

Isso faz com que uma pessoa possa acessar e fazer uma reserva no site do seu hotel de forma prática em um celular, tablet, notebook ou computador. A origem do sinal não importa, desde que o usuário tenha a capacidade de efetuar as mesmas funções em qualquer um dos dispositivos.

Fica evidente que os proprietários de hotéis, pousadas e hostels precisam criar plataformas com as características de mobile first para não desaparecer totalmente dos mecanismos de buscas do Google e acabar com menos clientes em seus empreendimentos.

1 – Visual responsivo

O primeiro passo é contar com um site responsivo e que permita a navegação simples e eficiente em qualquer tela. Lembrando que no acesso via dispositivos menores como smartphones e tablets, a tolerância do usuário com problemas de navegação é muito menor.

Você, dono de hotel, precisa considerar diferenças básicas para entender perfeitamente a diferença entre as duas formas de acesso. Quem está acessando o seu site de um computador desktop provavelmente estará sentado em uma cadeira confortável e conectado a partir de internet banda larga.

Mas, quem lhe visita pelo celular ou tablet, poderá estar em movimento, andando e usando somente uma das mãos para apoiar o aparelho e fazer a sua busca online. Esse cliente em potencial deve estar usando o plano de dados móveis, que geralmente não é o bastante para carregar inúmeros ambientes virtuais, especialmente, material multimídia com imagens e vídeos pesados.

Até mesmo o formato em texto precisa ser otimizado e pensado para ser direto, breve e objetivo. Tudo isso com o intuito de poupar espaço em texto e passar a sua mensagem da maneira mais ágil e eficiente possível ao seu cliente. Portanto, facilite ao máximo a ação do seu cliente!

2 – Endereço eletrônico próprio

Com um endereço eletrônico único e padrão (e não um para cada tipo/tamanho de dispositivo), o site do seu hotel ou pousada conta com um trabalho de SEO único para todas as plataformas. Deste modo, você consegue efetuar um serviço de rankeamento com palavras-chave nos tópicos de buscas para melhorar o seu posicionamento de forma orgânica, econômica e eficiente.

Isso é importante, considerando que muitos sites de hotéis sequer possuem um domínio próprio, se utilizando de subdomínios de serviços como wix, por exemplo, que facilitam muito a criação de sites, mas que não permitem que a reputação do hotel no mundo físico seja transferida para o domínio próprio, o que ocorre quando o domínio é de propriedade do hoteleiro.

Neste caso, o seu estabelecimento não repassa o profissionalismo esperado. Como assim você não tem um domínio com o nome do hotel? Isso facilita muito a procura de um cliente nos sites de buscas. Além disso, o site com endereço próprio repassa muito mais confiança para o seu consumidor, uma vez que é apenas a sua marca em exposição neste ambiente virtual.

3 – Layout eficiente

O layout eficiente se foca nas suas prioridades: informações de atendimento e reservas para pacotes de hospedagem. Desta maneira, o seu site tem que ser pensado para deixar esses dados muito bem destacados e para que todas as funcionalidades sejam acionadas instintivamente em todas as telas.

Afinal, nada mais irritante do que perder tempo procurando pelas opções, o menu ou dados para fechar o serviço em um site. A missão da sua plataforma é passar com objetividade e rapidez a sua mensagem. Sendo assim, o cliente não pode demorar a entender como funciona a reserva no seu site. Um layout eficaz para os celulares pode impulsionar consideravelmente os seus resultados!

4 – Relação custo x benefício

Quando você desenvolve um site inicialmente para dispositivos móveis, ou seja, com criação responsiva desde o primeiro momento, a maioria das limitações de velocidade, usabilidade e espaço é solucionada prontamente.

Posteriormente, você deve lidar com os meios para aprimorar a experiência do cliente que chegou até você através do computador de mesa, algo cada vez menos comum no Brasil.

No entanto, quando você abre mão desta praticidade e se baseia em uma plataforma específica para computadores de mesa, você terá que verificar o que se ajusta ou não a tela de um celular e necessitará de modificações para fazer com que tudo esteja disponível no ambiente mobile.

Portanto, o cálculo é muito simples: o planejamento com um site responsivo desde o início também pode representar uma significativa economia para o seu orçamento, uma vez que o conceito mobile first prima pela gestão de recursos e a adaptação para todas as telas.

5 – Motor de reservas

Não esqueça também que o seu motor de reservas deve ser mobile. O motor de reservas é um mecanismo de gestão virtual de reservas hoteleiras que pode transformar o site do seu hotel em uma verdadeira plataforma de vendas. No fim das contas, esse mecanismo tem a missão de fazer com que o site do hotel comece a vender por conta própria. Ele prioriza a rapidez e o auto-atendimento.

Nenhum departamento de reservas é páreo em rapidez para o motor de reservas. O motor de reservas atende instantaneamente. Além disso, a comunicação é sempre igual. Você jamais verá um motor de reservas respondendo a um cliente de forma agressiva ou com informações insuficientes.

Tendência do Mobile First e o consumidor brasileiro

Mas será que isso tem uma importância tão grande no Brasil? Você, hoteleiro, pode até ficar em dúvida sobre essa questão, mas a regra vale para o mundo inteiro. Ou seja, sites feitos com Mobile First ganharão maior destaque e serão privilegiados nos mecanismos de buscas, enquanto que os sites que não se adequarem vão praticamente desaparecer da internet.

Este novo padrão de site tem crescido muito no Brasil desde 2014 quando, pela primeira vez, os brasileiros passaram a usar muito mais os celulares e tablets para navegar na rede do que os computadores tradicionais, de acordo com o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Isso significa que a utilização do celular se tornou o meio mais usado para acessar a web em todo o país. No ano de 2015, 92% das casas brasileiras contavam com conexão a internet através de um celular ou tablet.

Isso comprova que os dispositivos móveis entraram de maneira irreversível no cotidiano dos brasileiros, que usam os celulares e tablets não apenas para pesquisas rápidas, bem como jogar online, conhecer pessoas, realizar negócios e compras virtualmente.

Portanto, o seu cliente também vai usar o smartphone para buscar pelo seu hotel e precisa encontrar um site compatível para reservar um pacote e realizar tudo na palma da mão.

Ficou com alguma dúvida? Nós podemos lhe ajudar!

Nossa agência digital, a FalaTurista de Curitiba-PR, é um empreendimento especializado na rede hoteleira independente, com mais de uma década de atuação no mercado. Nós também desenvolvemos estratégias matadoras para conectar o seu hotel com as secretarias executivas de todo o país! Por isso, nós podemos oferecer vários serviços digitais para você, desde a criação de um novo site responsivo, implantação do motor de reservas, configuração das campanhas, a avaliação das métricas e os resultados de análise.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco para solicitar  uma análise personalizada do site de seu hotel, sem nenhum compromisso. Estamos a disposição para ajudá-lo aumentar os seus lucros, reduzir o custo com comissões de parceiros e principalmente, conquistar constantemente novos clientes.

Você ficou com a alguma dúvida a respeito deste tema ou quer ter a certeza de que o seu site atende às novas exigências do Google? Nós faremos uma avaliação da sua plataforma sem compromisso! Mande um email para contato@falaturista.com.br ou ligue para (41) 3077 6585.

Escreve um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *