Motor de Reservas
Início Clientes Marketing Digital Contato Blog

+55 41 3077 6585 | contato@falaturista.com.br

De segunda a sexta das 09h às 18h

Venda 8x mais com o site do
seu hotel

Com nosso Motor de Reservas você atinge resultados
incríveis em suas vendas diretas

Motor de Reservas

Como NÃO fazer Revenue Management

Nos dois últimos artigos demos introdução a uma série que explica um pouco sobre técnicas de Revenue e quais são os primeiros passos para aplicar a gestão de tarifas dentro do site do seu hotel. Já falamos sobre histórico de reservas, estudo de dados, como iniciar esse trabalho no seu empreendimento, e hoje vamos falar sobre o que não é recomendável fazer quando se trabalha com tarifas flutuantes.

Existem alguns mitos que giram em torno desse assunto, como vamos ver a seguir, bem como alguns erros clássicos que os hoteleiros cometem na hora de trabalhar com gerenciamento de receitas. O que precisamos entender é que 100% de ocupação no hotel não quer dizer, necessariamente, a tarifa mais alta possível para aquele dia.

Por exemplo: para dia 14/03/2015, o Hotel X está vendendo diárias por R$119,00. Vamos supor que de fato ele tenha vendido e esteja com uma boa taxa de ocupação para dia 14. Se ele tivesse conhecimento de algumas técnicas de Revenue, ele poderia aplicar uma tarifa de R$159,00 e ainda aumentar a taxa de ocupação, pois nesse mesmo período do ano passado a cidade fica cheia por conta de um evento próximo ao seu hotel!

Ou seja, ele atenderia uma demanda já existente, aumentando a rentabilidade e a diária média do hotel. Essa visão e administração geram maximização de receitas e controle do seu negócio.

Porém, quando as técnicas são aplicadas de maneira errada não geram o resultado esperado pelo hoteleiro. Hoje vamos falar quais são os erros mais cometidos quando o assunto é administração de tarifas flutuantes

Não analisar corretamente o histórico

revenue management para hotéis

A base da estratégia de Revenue é estudar os períodos do mercado em anos anteriores, como vimos no exemplo acima. Todas as ações e mudanças são feitas a partir do estudo e interpretação desses dados. É primordial que o hoteleiro estude e analise os relatórios do hotel para antecipar e reagir às tendências de mercado. É isso que pode garantir um bom resultado de Revenue e tomada de decisões, pois hoteleiro está mais seguro em relação ao futuro e não se sentirá ameaçado pelas mudanças de mercado e a perecibilidade do seu produto. Isso só acontece quando ele tem dados concretos de como o mercado se comportou nos anos anteriores, e de como o hotel reagiu à isso.

Usar tarifas fixas

revenue management para hotéis

A maioria dos hoteleiros pensa que já trabalha com flutuação de tarifas por mudar os preços no final de semana ou aplicar tarifas de média, baixa e alta temporada. A dinâmica de preços do Revenue é muito mais do que usar essas tarifas previsíveis, ainda mais em uma indústria tão sazonal como a nossa. As técnicas de Revenue incorporam um modelo de gestão completamente dinâmico e estratégico. Trabalhar apenas com tarifas sazonais impede o hoteleiro de vender tarifas mais caras para hóspedes de última hora (late-bookings), que geralmente estão disposto a pagar por elas. E também deixam de vender mais baratos para clientes que procuram preços melhores para certas ocasiões.

Medo da tecnologia

revenue management para hotéis

A tecnologia utilizada nos sistemas de Revenue sempre servirão para auxiliar e otimizar o processo de análise de dados e  atualização das tarifas, e nunca para substituir a função de uma pessoa dentro de um hotel. É interessante dizer aqui que o mercado de hotelaria está cada dia mais digital, e que a inserção de novas ferramentas para gestão de tarifas é algo que já deve estar incluído na cultura de administração dos hoteleiros. A tecnologia sempre virá como um auxiliador, e nunca como um substituto para o trabalho de alguém. O mercado da hoteleria precisa se posicionar no ambiente digital para atender a sazonalidade e a demanda que vem dos meios online.

Compreenda que uma precificação eficaz permite a garantia de demanda e mantém seu negócio bem sucedido.

Até a próxima!

 

 

Escreve um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *