Motor de Reservas
Início Clientes Marketing Digital Contato Blog

+55 41 3077 6585 | contato@falaturista.com.br

De segunda a sexta das 09h às 18h

Venda 8x mais com o site do
seu hotel

Com nosso Motor de Reservas você atinge resultados
incríveis em suas vendas diretas

Motor de Reservas

7 cursos para gerentes de hotel que vão turbinar sua carreira

Conhecimento e qualificação nunca são demais, especialmente, para quem ocupa um cargo de responsabilidade em um estabelecimento empresarial. Neste caso, o gerente de hotel acumula a responsabilidade de organizar todos os serviços disponibilizados aos seus hóspedes.

Este profissional deve zelar pela qualidade no funcionamento de resorts, pousadas, estâncias e outros empreendimentos do gênero, além de assegurar que as acomodações, a alimentação, o lazer e o conforto de todos estejam devidamente em ordem.

Vale ressaltar que esse campo de atuação é bastante promissor. Prova disto é que apenas em 2016 foram inaugurados cerca de 420 novos hotéis em todo o Brasil, de acordo com as informações da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (OBEOC).

Dados do Guia do Estudante, Profissões e Vestibular também comprovam que existe um aumento das oportunidades para pessoas com graduação. De acordo com números do Guia, cerca de 60% dos postos de trabalho da área exigem formação especializada.

Geralmente, a capacitação profissional acontece em cursos de bacharelado, tecnológicos, especialização ou na modalidade à distância. O ensino combina disciplinas práticas e teóricas voltadas para marketing, gestão financeira, geopolítica, comunicação, contabilidade, entre outros.

Portanto, confira a seguir dicas de cursos para gerentes de hotel no Brasil e no mundo, que podem fornecer aperfeiçoamento nas suas atividades rotineiras ou facilitar o seu retorno ao mercado de trabalho.

Onde encontrar cursos para gerentes de hotel de qualidade?

1 – Pós-graduação em Especialização em Gestão Hoteleira (Castelli Escola Superior de Hotelaria)

Voltado para gerentes de hotel e profissionais do ramo hoteleiro, este curso de pós-graduação em Especialização em Gestão Hoteleira tem o intuito de fornecer o desenvolvimento de capacidades, possibilitando aos alunos coordenar a prestação de serviços no meio de hospitalidade.

Ministrada em período integral, a especialização mescla conteúdo teórico e pratico ao longo de oito meses de dedicação. A instituição de ensino fica localizada na cidade de Canela, no Rio de Grande do Sul.

Com uma carga horária de 1040 horas, o curso também oportuniza atividades complementares relacionadas ao dia a dia de hotéis da região a partir de visitas técnicas e durante eventos de médio e grande porte. Lembrando que Canela e a Gramado são dois dos destinos turísticos mais procurados no Brasil.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira entre às 8h e o meio-dia, recomeçando às 14h e 18 horas entre os meses de abril e novembro. A forma de ingresso se baseia na avaliação do currículo e entrevista com o candidato.

Vale destacar que a instituição aparece entre as melhores do país, de acordo com o Guia do Estudante na área de hotelaria, sendo também uma das pioneiras ao ofertar o curso de especialização no ramo.

2 – Pós-Graduação em Gestão De Serviços – Ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos (Universidade Federal Fluminense)

Localizada no campus do Gragoatá, em Niterói, a pós-graduação para gerentes de hotel conta com a chancela da Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui um plano de ensino bastante arrojado.

O público-alvo do curso se concentra em profissionais graduados no ramo, com experiência na administração de empreendimentos para turistas e que desejam atingir um posicionamento ainda melhor em instituições públicas ou privadas.

Um dos destaques é o Programa do Módulo Internacional, que tem o intuito de permitir que o aluno desenvolva competências em uma perspectiva globalizada através da internacionalização. Neste ano, essa etapa ocorrerá entre os dias 4 e 8 de setembro, somando 40 horas de ensino presencial.

Os temas abordados serão Contabilidade Internacional e/ou Design Think e Negócios em Ambientes Digitais, contando com apresentações em português de professores da Universidade de Aveiro, de Portugal.

Por fim, a grade curricular da pós-graduação da UFF possui 378 horas de aulas presenciais e método de ensino superior opcional. A conclusão do curso exige a apresentação e a aprovação de uma monografia.

3 – Pós-Graduação em Gestão de Meios de Hospedagem (SENAC)

Oferecida no Senac Aclimação e no Campus Águas de São Paulo, a Gestão de Meios de Hospedagem debate as estratégias de empreendimentos de hospitalidade, como, por exemplo: os hostels, as pousadas, os hotéis, as estâncias, entre outros.

O objetivo é qualificar o estudante para coordenar estabelecimentos de pequeno, médio ou grande porte. O profissional terá ferramentas para desenvolver planos administrativos, melhorar alcance das metas empresariais, avaliar relatórios financeiros e operacionais, além de diagnosticar ameaças.

É importante frisar que a Gestão de Meios de Hospedagem do Senac também oportuniza ao interessado, através de uma atividade opcional, uma experiência profissional em diversas funções em dois hotéis-escola.

Com 366 horas de aula, a pós-graduação é destinada a gerentes de hotéis, independente do tamanho do estabelecimento, e também a profissionais de cargos operacionais, de supervisão e qualquer pessoa que tenha interesse em empreender ou atuar no ramo de gestão de hospedagem.

4 – Hotel Revenue Management (SENAC)

Com 36 horas presenciais, o curso de Hotel Revenue Management é destinado para gerentes de hotéis e profissionais que tenham a vontade de aumentar seus conhecimentos nos métodos de maximização de receita.

O método tem o objetivo de repassar aos interessados métodos para adotar técnicas baseadas no conceito de RM, visando o aumento nos lucros através da venda de serviços ou produtos em um estabelecimento, com previsões de demanda e tendências do ramo.

A especialização é ministrada na Faculdade Senac e também na Unidade de Copacabana, mas exige alguns pré-requisitos do candidato: 18 anos completos, estar cursando ou ser formado na área de hotelaria e comprovar experiência de trabalho no setor de 12 meses no mínimo.

5 – Gestão de Hotéis e Resorts de Serviços (Fanshawe College)

Os profissionais que tem interesse em fazer uma carreira fora do Brasil na área de hotelaria devem ficar atentos aos programas internacionais, como, por exemplo, o Hospitality Management – Programa de Hotel, Fanshawe College.

Situado na cidade de Ontaro, no Canadá, esse curso tem o foco no ensino de sistemas de convidados, gestão de reservas, operações de serviços de alimentação em restaurantes e cozinhas, gestão de recursos, planejamento de convenção e eventos variados, além da gestão financeira.

O objetivo é que o candidato esteja suficientemente qualificado para trabalhar nas mais variadas funções de um hotel de médio ou grande porte em qualquer lugar do mundo. É importante lembrar que todas as aulas são ministradas no idioma inglês.

6 – Gestão Hoteleira Programa Profissional (European School of Economics)

Mais um curso para gerentes de hotel no exterior. Basicamente, o programa da European School of Economics oferece uma base de conhecimento e ferramentas de gestão essenciais para se destacar no mercado internacional.

Nesta modalidade de Gestão Hoteleira, os participantes vão aprender sobre o papel econômico desempenhado pelo turismo e a hospitalidade em um contexto globalizado, além das novas estratégicas dentro da indústria hoteleira.

De maneira geral, o programa se concentra nos seguintes temas: marketing internacional e o turismo, gestão de pessoal, atendimento ao cliente e gestão hoteleira durante três meses de curso presidencial. Além disso, é obrigatória a realização de estágio por mais três meses.

As aulas podem ser feitas em Londres (Inglaterra), Roma (Itália), Milão (Itália) e Madrid (Espanha) com 15 horas semanais de segunda à sexta-feira.

7 – Curso Avançado De Gestão de Receitas, Rentabilidade Hotel, Up-selling e Cross-selling (CESAE Business & Tourism School)

Este é um curso que demanda experiência e conhecimento aprofundado na administração do hotel e, sobretudo, na gestão de receita do empreendimento, além do domínio do idioma espanhol.

É possível dizer que o curso avançado da CESAE Business & Tourism School se trata de um programa direcionado, principalmente, para gestores, levando em consideração o seu alto nível de especialização nos temas abordados na sala de aula.

As aulas foram desenvolvidas a partir de uma avaliação dos cursos de formação em Gestão de Receita ministrados pelas principais instituições de ensino do ramo hoteleiro na Europa.

Com uma carga de 120 horas, o curso em período integral se baseia no conceito Revenue Management para desenvolvimento de estratégias de marketing e finanças.

Outro foco do curso da CESAE Business & Tourism School está no aprendizado do mix de serviços, visando, assim, o aumento das receitas e avaliação do impacto em cima da rentabilidade do hotel.

Posicionamento profissional passa pela qualificação

Fica evidente que a participação freqüente em cursos para gerentes de hotéis, o domínio de um segundo idioma e a experiência podem fazer toda a diferença na aceitação do profissional para gerir estabelecimentos de hospedagem de médio e grande porte.

Afinal, o Brasil pode se transformar no terceiro mercado aéreo doméstico do planeta em breve, de acordo com a International Air Transport Association (Iata), ao mesmo tempo em que o Plano Nacional de Turismo visa colocar o país entre as três maiores economias turísticas até 2022.

Todas essas indicações apontam para um crescimento da concorrência no ramo, o que representa a procura por pessoas com capacidade de liderança, gerenciamento de pessoal, percepção aguçada para aprimorar procedimentos internos e evitar falhar operacionais.

 

Escreve um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *